HISTÓRICO

Durante muito tempo o sócio fundador da HAYABUSA, Luiz Gustavo Trainini da Silva, pensou ser o único apaixonado pela arte da falcoaria no Brasil. Isso, até descobrir em 1996, através de uma reportagem de jornal, o falcoeiro Jorge Eugênio Anfuso que, na época, trabalhava na CEA (Controle Ecológico de Aves), empresa prestadora de serviços de falcoaria para os aeroportos argentinos. Três anos mais tarde, já em 1999, Luiz Gustavo foi realizar um curso de Controle de Aves em Aeroportos por meio da técnica da falcoaria, na Argentina. Durante o curso descobriu que existia uma “associação de falcoeiros”. Ciente disso, se filiou a ABFPAR (Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação das Aves de Rapina). Nesta mesma época, conheceu o biólogo paranaense Douglas Kajiwara que também tinha um forte interesse pelas aves de rapina e com quem veio a trabalhar junto, posteriormente.

Com o passar dos anos Trainini acabou conhecendo muitas outras pessoas por nosso país que também tinham esse mesmo gosto e o ideal de regulamentar a arte da falcoaria perante o IBAMA (Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Com o tempo, a evolução dos falcoeiros brasileiros se mostrou inevitável e, em 2005, o Criadouro Comercial ENFALCO reproduziu pela primeira vez em nível comercial o falcão-de-coleira (Falco Femoralis). A partir desse momento o Brasil, enfim, possuía suas próprias aves de rapina de origem comercial.

Em 2007 a HAYABUSA CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA foi constituída visando atender a necessidade de se realizar falcoaria tendo como principal objetivo “ Ajudar a preservar o meio ambiente por meios próprios”. Seguindo esta idéia, a HAYABUSA investiu na aquisição de seus primeiros falcões nascidos em cativeiro, todos do criadouro comercial ENFALCO, de Uberlândia/MG. Posteriormente, em 2008, foi a vez de adquirir alguns Gaviões-asa-de-telha (Parabuteo Unicictus) do Criadouro Comercial Leo Fukui, do Rio de Janeiro. Estes relevantes investimentos foram feitos para que a equipe de falcões e falcoeiros da HAYABUSA pudesse pesquisar, educar e trabalhar com dinâmica e eficácia.

O PRIMEIRO GRANDE CONTRATO

Em 2009 foi assinado um contrato inédito com a INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) para realizar o “Controle da avifauna através da técnica da falcoaria”. Graças a este novo contrato a empresa pode contratar os melhores falcoeiros e ornitólogos do Brasil, qualificando ainda mais os diferentes projetos desenvolvidos pela HAYABUSA.