Introdução

O perigo aviário é uma realidade para os transportes aéreos no mundo todo, tanto para as aeronaves civis, como militares. Entre os anos de 1992 e 1996, somente nos Estados Unidos, foram registrados uma média anual de 2.251 colisões de aves com aeronaves, causando um custo médio anual em torno de 7.687 milhões de dólares.

No Brasil, conforme o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), entre os anos de 2006 e 2008, os prejuízos causados pelas colisões de aves com aeronaves para as companhias aéreas superaram o montante de 3.350 milhões de dólares.

Mas se os prejuízos financeiros são uma preocupação para as autoridades e companhias do setor aéreo, a manutenção da vida humana é uma questão bem mais importante. Por esse motivo, a administração dos aeroportos ao redor do mundo, tem interesse no desenvolvimento de técnicas que permitam o controle da avifauna, ao menos dentro do sítio aeroportuário.

A HAYABUSA AIR é o seguimento da HAYABUSA FALCOARIA E CONSULTORIA AMBIENTAL direcionada ao controle de fauna em aeroportos, aeroclubes e bases militares.

Para a realização desse serviço a HAYABUSA dispõe de um plantel constituído de 3 espécies diferentes de aves de rapina e profissionais com experiência em falcoaria e rotina aeroportuária, preparados para interagir com os outros segmentos dentro de um aeroporto, garantindo a realização de um trabalho eficiente e seguro.

Todas as aves utilizadas neste segmento nasceram em cativeiro e provieram de criadouros comercias devidamente credenciados pelos órgãos ambientais, estando amparadas pela legislação ambiental, para serem usadas neste tipo de serviço.